Governo de Macau opõe-se ao relatório da União Europeia sobre direitos humanos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 25 abr (Lusa) - O governo de Macau expressou hoje "resoluta oposição" face ao relatório da União Europeia, divulgado na terça-feira, que apela a uma maior proteção de direitos humanos no território.

Em comunicado, o governo acusou a União Europeia de tecer "comentários irresponsáveis" e sublinhou que "a estabilidade política, o desenvolvimento económico, a harmonia social e a garantia dos direitos da população de Macau ultrapassam quaisquer condições alguma vez registadas na história" da região.

O relatório publicado pela União Europeia "ignora tais factos, tecendo levianamente comentários irresponsáveis sobre Macau, cujos assuntos concernem à política interna da China", frisou.

O relatório anual do Parlamento e do Conselho Europeu sobre Macau, divulgado na terça-feira, aconselhou Macau a reforçar medidas de proteção de direitos humanos, nomeadamente em relação à discriminação sexual e de género, ao tráfico humano, à liberdade de imprensa e ao direito de manifestação e associativismo.

Também os Estados Unidos, na passada semana, assinalaram as restrições à liberdade de imprensa e académica e o tráfico de pessoas como os principais problemas de direitos humanos em Macau em 2017, num relatório publicado pelo Departamento de Estado.

À semelhança da resposta divulgada hoje, o Governo de Macau acusou os Estados Unidos de tecerem comentários irresponsáveis sobre a região.

FST (MIM) // ATR

Lusa Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.