Influente guru indiano condenado a prisão perpétua por violação de adolescente - Advogado

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Jodhpur, Índia, 25 abr (Lusa) - A justiça indiana condenou hoje o influente guru Asaram Bapu a prisão perpétua pela violação de uma adolescente, anunciou um dos advogados, enquanto as autoridades colocaram várias regiões em alerta por temerem distúrbios provocados pelos seus discípulos.

"Asaram foi condenado à prisão perpetua, até à sua morte", declarou à AFP Rajendra Singh, um dos advogados do acusado.

A defesa anunciou a sua intenção de recorrer do julgamento.

Anteriormente, um advogado próximo da família da adolescente, Utsav Bains, já tinha divulgado que Asaram tinha sido condenado, mas a partir de informações que lhe tinham sido passadas por pessoas presentes na sala da audiência, que decorreu à porta fechada.

As autoridades colocaram várias regiões indianas sob estado de alerta e destacaram milhares de agentes policiais por recearem distúrbios provocados pelos seguidores do guru, de longas barbas brancas.

"Homem-deus" de 77 anos, à frente de centenas de ashrams na Índia e internacionais, Asaram foi acusado de agressão sexual de uma rapariga de 16 anos, em 2013, no Rajastão (oeste), sob pretexto de estar a exorcisar espíritos maléficos.

Asaram, que conta com vários antigos responsáveis políticos entre os seus seguidores, negou sempre a violação da adolescente e denunciou o julgamento como uma conspiração política. O guru está a ser processado em outros casos de violação ou homicídio.

Asaram, também conhecido como "Babuji", ensinava os discípulos a renunciar aos desejos sexuais.

No ano passado, a condenação por violação de um outro guru, Gurmeet Ram Rahim Sing, desecandeou uma onda de violência que deixou 38 mortos.

EJ/RCS // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.