Polícia chinesa faz maior apreensão de sempre de 1,3 toneladas de cocaína

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 25 abr (Lusa) - A polícia chinesa apreendeu 1,3 toneladas de cocaína proveniente da América do Sul, na maior apreensão desta droga alguma vez efetuada no país, anunciaram as autoridades.

A polícia da cidade de Shenzhen (sul) detiveram dez suspeitos, na sua maioria oriundos da região administrativa especial chinesa de Hong Kong, adjacente a Shenzhen, indicou na terça-feira o serviço de segurança pública da província de Guangdong. O inquérito começou no início de julho de 2017.

As autoridades chinesas disseram que esta foi "a maior quantidade de cocaína a ser apreendida no país". A droga é proveniente de um país da América do Sul não identificado e foi descarregada num porto da província.

De acordo com a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua, a mercadoria apreendida tinha um valor de mercado de cerca de mil milhões de yuans (130 milhões de euros).

A polícia não esclareceu se a droga se destinava ao mercado chinês ou a um país terceiro. O uso de cocaína é reduzido na China, comparativamente a outros estupefacientes.

De acordo com um relatório do governo chinês do ano passado, a China tem 2,5 milhões de toxicodependentes. Uma grande maioria consome drogas sintéticas (60%) e opiáceos (38%). A cocaína e a canábis representam apenas 1,4%.

EJ // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.