Supremo brasileiro levanta medidas de vigilância de ex-ativista Cesare Battisti

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Brasília, 25 abr (Lusa) - O Supremo Tribunal brasileiro levantou as medidas de vigilância impostas a Cesare Battisti, ex-ativista italiano de extrema esquerda, condenado a prisão perpétua por homicídio em Itália.

Na terça-feira, o Supremo levantou a obrigatoriedade de Battisti usar uma pulseira eletrónica e de se apresentar mensalmente às autoridades brasileiras.

O ex-ativista italiano recebeu ainda permissão para deixar a área de residência, sem autorização prévia das autoridades.

A decisão surgiu na sequência de um recurso para aguardar o julgamento em liberdade ('habeas corpus'), apresentado pela defesa de Battisti, em que o Tribunal aceitou.

Em dezembro, o italiano foi constituído arguido pela justiça brasileira, acusado do crime de evasão de divisas ao tentar deixar o país com cerca de 6,4 mil euros sem declarar à polícia na fronteira, em outubro do ano passado.

O cidadão italiano foi condenado na Itália à pena de prisão perpétua por terrorismo, depois de acusado do homicídio de quatro pessoas nos anos 1970.

Cesare Battisti chegou ao Brasil em 2004, onde foi preso três anos depois.

Um pedido de extradição chegou a ser feito pelo Governo italiano, mas o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu, em dezembro de 2010, que o ex-ativista podia ficar no Brasil.

MIM (CYR) // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.