Trump, ao lado de Macron, diz que acordo nuclear com Irão é "um desastre"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 24 abr (Lusa) -- O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje que o acordo nuclear com o Irão é "um desastre", falando ao lado do homólogo francês, Emmanuel Macron, que defende a manutenção do acordo.

"As pessoas sabem a minha posição sobre o acordo iraniano, é um acordo terrível", disse Trump no início do encontro na Sala Oval da Casa Branca com o Presidente francês.

Antes de iniciar a visita de Estado aos Estados Unidos, Emmanuel Macron disse que tentaria convencer Trump a manter-se no acordo, porque não há "uma opção melhor" e, nesta altura, "não há um plano B".

Donald Trump advertiu por outro lado o Irão de que se relançar o programa nuclear, "vai ter problemas maiores do que alguma vez teve".

Concluído em julho de 2015 entre o Irão e o grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança -- EUA, Rússia, China, França e Reino Unido -- e a Alemanha), o acordo nuclear permitiu o levantamento de parte das sanções internacionais em troca do compromisso de Teerão de que o seu programa nuclear tem fins pacíficos.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, tem ameaçado retirar-se do acordo se os europeus não derem a sua concordância a uma adenda ao atual acordo que permita evitar completamente o desenvolvimento de mísseis balísticos e promover o respeito pelos direitos humanos.

MDR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.