Air France estima que impacto de 11 dias de greve foi de 300 ME

Air France estima que impacto de 11 dias de greve foi de 300 ME
| Economia
Porto Canal com Lusa

O impacto financeiro de 11 dias de greve na Air France deverá ter sido de cerca de 300 milhões de euros, informou esta terça-feira a transportadora aérea, que vai lançar uma consulta aos trabalhadores sobre a proposta de aumentos salariais.

Em comunicado, a companhia indicou, que após a conclusão das negociações e para "colocar um fim ao conflito", a administração da Air France avançou, no passado dia 16, uma proposta para uma subida salarial de 7% por quatro anos, além de subidas individuais, mas que acabou por não reunir a adesão necessária.

Assim, perante uma situação de impasse, o presidente da Air France, Jean-Marc Janaillac, decidiu colocar a seguinte questão a todos os funcionários: "para garantir um resultado positivo numa situação de conflito, está a favor do acordo salarial proposto a 16 de abril de 2018?"

Este referendo decorrerá entre as 10:00 (09:00 de Lisboa) da próxima quinta-feira (26 de abril) até às 18:00 (17:00 de Lisboa) de 04 de maio.

Na sexta-feira, dia 04 de maio, serão anunciados os resultados da votação anónima, "sem implicações legais".

Hoje, no último dos 11 dias de paralisação, a companhia prevê manter 75% dos voos programados.

Questionada pela Lusa, fonte oficial da Air France explicou que, relativamente a Portugal, se prevê o cancelamento de três voos, mas que os passageiros já foram todos recolocados em outros voos ou receberam soluções alternativas".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.