Autarca luso-canadiana pede aos municípes para não se intimidarem com atentado

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Toronto, Canadá, 23 abr (Lusa) -- Uma autarca luso-canadiana de Toronto pediu na segunda-feira aos habitantes locais que "não se deixem intimidar" pelo atropelamento que ocorreu naquela cidade e fez pelo menos nove vítimas.

"Nós, como comunidade, vamos conseguir superar isto naturalmente. Toronto é uma cidade segura, extremamente acolhedora. Temos que continuar e não nos podemos jamais deixar intimidar por qualquer ação deste tipo", disse à agência Lusa Ana Bailão, vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto.

Nove pessoas morreram e 16 ficaram feridas num atropelamento ocorrido em Toronto na segunda-feira, anunciou a polícia da capital económica do Canadá, depois de deter o condutor da carrinha branca que se tinha posto em fuga.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto manifestou um "sentimento de angústia, de dor e de pesar pelas vítimas e pelas suas famílias".

"É este o sentimento quando vemos isto em qualquer parte do mundo, especialmente quando está tão perto de nós, das nossas famílias, e das pessoas mais queridas", acrescentou Ana Bailão.

A vereadora eleita pelo distrito eleitoral da Davenport (Bairro 18) não mostrou dúvidas de que Toronto "continua a ser uma cidade segura", apesar deste tipo de incidentes serem "muito imprevisíveis".

Ana Bailão revelou ainda que as autoridades locais reforçaram a segurança, principalmente nos principais centros turísticos e nos eventos desportivos.

"Estas são as medidas de segurança imediatas, nas quais as equipas de emergência estão em alerta", sublinhou.

O jogo dos 'playoff' da liga profissional norte-americana de hóquei no gelo (NHL), esta noite em Toronto, entre os Maple Leafs e os Boston Bruins, terá segurança reforçada.

O canal norte-americano CBS identificou o alegado suspeito como Alek Minassian, de 25 anos, citando fontes policiais.

No Twitter, a polícia da capital económica do Canadá indicou ainda que o atropelamento ocorreu às 13:27 locais (18:27 de Lisboa), mas não precisou se se tratou de um ato deliberado ou de um acidente.

O atropelamento coincidiu com a realização hoje em Toronto da cimeira de ministros dos Negócios Estrangeiros do G7, em que se debaterá, entre outros assuntos, a adoção de medidas antiterroristas e contra o extremismo 'jihadista'.

SEYM // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.