Líder norte-coreano na embaixada da China em homenagem às vítimas de acidente

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 24 abr (Lusa) - O líder norte-coreano encontrou-se com o embaixador da China em Pyongyang para prestar homenagem às 32 vítimas do acidente de autocarro, no domingo, na Coreia do Norte, foi hoje noticiado.

De acordo com a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA, Kim Jong-un fez uma visita, na segunda-feira, à embaixada chinesa em Pyongyang onde prestou homenagem às vítimas do acidente. Posteriormente, o líder da Coreia do Norte deslocou-se ao hospital onde se encontram os turistas chineses feridos.

Esta é a primeira vez que Kim se desloca à embaixada chinesa em Pyongyang, desde que chegou ao poder no final de 2011.

Pelo menos 32 chineses e quatro norte-coreanos morreram no acidente de viação, que deixou ainda dois passageiros chineses gravemente feridos. Segundo a agência oficial de notícias chinesa Xinhua, o autocarro turístico caiu de uma ponte na província de North Hwanghae, no sul da Coreia do Norte.

Fotografias divulgadas hoje pelo governo norte-coreano mostraram Kim reunido com embaixador Li Jinjun, na embaixada chinesa e no hospital.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China anunciou que uma equipa médica e diplomatas foram enviados para Pyongyang.

A China e a Coreia do Norte partilham uma longa fronteira e Pequim é o maior parceiro comercial de Pyongyang. Os turistas chineses são o maior grupo de visitantes do isolado país, principalmente com deslocações a locais relacionados com a intervenção militar chinesa na Guerra da Coreia (1950-53).

MIM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.