Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Ordem dos médicos suspende internato de otorrino no Santa Maria

Ordem dos médicos suspende internato de otorrino no Santa Maria
| País
Porto Canal com Lusa

A Ordem dos Médicos decidiu que o Hospital Santa Maria, em Lisboa, fica impedido de formar internos na especialidade de otorrinolaringologia, segundo confirmou à Lusa o presidente do colégio de especialidade.

Artur Condé disse que, "até nova avaliação", está suspensa a idoneidade para formar novos internos de otorrino no Santa Maria, por não estarem reunidas as condições exigíveis.

A notícia foi hoje avançada pelo Diário de Notícias, que teve acesso a um despacho da Ordem dos Médicos que indica que dentro de 12 meses será realizada uma nova avaliação.

Em julho do ano passado, o bastonário da Ordem dos Médicos tinha realizado uma visita ao serviço de otorrinolaringologia do hospital, concluindo que os internos estavam a dar consultas sozinhos, incluindo os que estavam no início do internato.

"Os internos têm consultas em nome deles que aparentemente asseguram sozinhos desde que entram em otorrinolaringologia", afirmou na altura o bastonário Miguel Guimarães à agência Lusa.

O serviço de otorrino do Santa Maria tem estado envolvido em polémica desde que, em 2016, foi nomeado Leonel Luís como diretor de serviço.

Em finais do ano passado, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul apresentou uma denúncia no Ministério Público e autoridades de saúde contra o diretor do serviço de otorrinolaringologia, que acusa de irregularidades e perseguição.

Já este ano, o diretor do serviço entregou no Ministério Público uma queixa crime por difamação e denúncia caluniosa contra a direção do Sindicato dos Médicos da Zona Sul e contra cinco colegas otorrinolaringologistas.

Na queixa, a que a agência Lusa teve acesso, o diretor do serviço, Leonel Luís, considera que a direção do Sindicato dos Médicos da Zona Sul divulgou vários comunicados que "representam um atentado" ao seu bom nome, à sua honra e à sua imagem e credibilidade.

Em causa está o que o médico considera ser uma campanha difamatória do sindicato, que considerou ilícita a sua nomeação e deu a entender que o diretor do serviço foi nomeado "por ajuste direto", sem ter qualificações suficientes e aludindo a "mecanismos clientelares e comissariado político" nalgumas situações no serviço de otorrino.

+ notícias: País

Proteção Civil alerta para burlas com coimas sobre limpeza dos terrenos florestais

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou este sábado para a existência de tentativas de burla relacionadas com coimas sobre alegados incumprimentos na limpeza dos terrenos florestais, referindo que a entidade não cobra multas.

Portugal vai ter meios aéreos de combate a incêndios durante todo o ano

O Governo quer equipas de intervenção permanente em todos os corpos de bombeiros no próximo ano. Esta novidade foi avançada esta sexta-feira, em Baião, e surge numa altura em que também se ficou a saber que Portugal vai ter, pela primeira vez, meios aéreos de combate a incêndios florestais durante todo o ano.

Comissão de Proteção de Dados avisa que nova lei cria perigo de 'phising'

O novo regulamento de proteção de dados entra esta sexta-feira em vigor. Nos últimos dias, as caixas de correio foram invadidas por milhares de emails a pedir autorização para aceder aos seus dados, mas é preciso ter cuidado uma vez que a Comissão de Dados alerta para o perigo de 'phishing'.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.