Unesco atribui prémio de liberdade de imprensa ao fotógrafo egípcio Shawkan

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 23 abr (Lusa) - A Unesco anunciou hoje a atribuição do prémio anual de liberdade de imprensa Guillermo Cano ao fotógrafo egípcio Mahmoud Abu Zeid, preso no seu país desde agosto de 2013 e em risco de ser condenado à pena de morte.

A Unesco -- Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura enfatizou num comunicado que a detenção de Abu Zeid, conhecido pelo pseudónimo Shawkan, foi qualificada como arbitrária e contrária aos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos pelo Grupo de trabalho da ONU sobre esta questão.

A presidente do júri, María Ressa, disse que, ao conceder este prémio ao fotógrafo egípcio, queria "honrar a sua coragem, resistência e o seu compromisso com a liberdade de expressão".

Shawkan foi preso em 14 de agosto de 2013, quando cobria uma manifestação na Praça Rabaa Al Adawiya, no Cairo. No início de 2017, o gabinete do procurador solicitou a pena de morte.

A cerimónia de entrega será no Gana, no dia 02 de maio, durante as comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que este ano é intitulado "Média, Justiça e o Estado de Direito: os contrapoderes do poder".

O prémio, de 25 mil dólares, é batizado em homenagem ao jornalista colombiano Guillermo Cano Isaza, assassinado em 17 de dezembro de 1986, em frente ao seu jornal, El Espectador, em Bogotá.

SO // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.