Passos acredita em acordo pós-'troika' até abril se o PS for "coerente"

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 17 jan (Lusa) - O primeiro-ministro manifestou-se hoje convencido de que é possível, até abril, um acordo com o PS quanto aos limites da despesa pública, o que dará tranquilidade aos mercados para obter juros baixos após a saída da 'troika'.

"Se houver coerência do PS, e o seu secretário-geral tem dito que está disponível para fixar limites de despesa, de modo a mostrar que é possível conter a despesa pública e manter as nossas finanças públicas em ordem, estou convencido de que talvez consigamos até abril entendermo-nos, quanto ao que deve ser o caminho a seguir nos próximos anos", afirmou Pedro Passos Coelho.

O primeiro-ministro, que falava em Aveiro na apresentação da sua moção de estratégia e recandidatura à liderança do PSD, salientou que a 17 de maio, quando acabar o programa de assistência, Portugal, embora esteja melhor do que em 2011, ainda terá problemas, como dívida elevada, algum défice, "apesar de inferior à Irlanda", e um nível de desemprego elevado.

"Se ainda temos esses problemas, não temos de ficar à espera que sejam os de fora a dizer o que fazer e a impor condições: procuraremos para esse efeito, dado que estamos a falar de uma trajetória que irá até 2017, para além das legislativas, envolver e discutir com o PS para poder obter o mais alargado consenso possível", declarou.

Passos Coelho considerou que um eventual acordo de médio prazo com o PS quanto a pontos essenciais, "independentemente de qual seja a solução política de cada Governo", tranquilizará os mercados, permitindo ao país financiar-se a juros baixos.

"Os financiadores do mercado só precisam de saber se é muito ou pouco arriscado emprestar dinheiro a Portugal. Se quem está disponível para nos comprar dívida e financiar, achar que o país vai voltar a aumentar a despesa ou a pôr em causa a receita que é precisa para manter o Orçamento equilibrado, vão exigir juros muito altos e teremos de fazer muitos sacrifícios para os pagar", comentou.

Tal acordo com o PS, defendeu, é importante para "dar confiança aos investidores e pagar menos pelo dinheiro que o país vier a pedir emprestado.

"Avançaremos para definir um programa de médio prazo que, se vier a ter a adesão do principal partido da oposição nos seus principais objetivos, tenho a certeza que oferecerá uma grande tranquilidade a todos os financiadores da dívida pública", concluiu.

MSO // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".