GNR de Viseu preocupada com acidentes com tratores

| Norte
Porto Canal / Agências

Viseu, 07 jun (Lusa) -- O comando territorial de Viseu da GNR mostrou-se hoje preocupado com os acidentes com tratores agrícolas que se têm registado frequentemente no distrito e que esta semana já provocaram a morte a duas pessoas.

Na quinta-feira, em Penedono, um acidente de trabalho com um trator agrícola levou à morte do seu condutor, de 48 anos. Já na segunda-feira, em Vouzela, uma idosa de 80 anos tinha morrido pelo mesmo motivo.

Em comunicado, o comando territorial de Viseu da GNR refere que este ano já registou 12 acidentes com tratores, tendo nove deles sido acidentes de trabalho e três de viação.

"Destes acidentes resultaram sete mortos e três feridos, sendo que a média de idades das vítimas é de 58 anos", acrescenta.

Segundo a GNR, entre 2010 a 2012 ocorreram no distrito de Viseu 100 acidentes com tratores - 29 de trabalho e 71 de viação - dos quais resultaram 14 mortos e 42 feridos.

Atendendo aos "números preocupantes", a GNR aconselha os condutores de tratores a terem alguns cuidados, como não esquecerem as estruturas de proteção (concretamente o chamado arco de "Santo António"), que "podem evitar a morte do condutor ou reduzir a gravidade dos ferimentos".

"Não conduza sob efeito do álcool, fadiga ou com excesso de velocidade. Respeite os limites do trator. Não o sobrecarregue nem transporte passageiros 'à pendura'. É proibido e perigoso", acrescenta.

A GNR explica no comunicado que "o capotamento é causa de morte de dois em cada três acidentes" com tratores agrícolas.

"As consequências dos acidentes com tratores agrícolas geralmente são muito graves e as principais vítimas são os próprios condutores. O risco de morte dos condutores de tratores agrícolas é oito vezes superior ao dos que conduzem automóveis ligeiros ou pesados", acrescenta.

AMF // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.