Catarina Martins diz que saúde precisa de um caminho muito diferente do proposto pelo PSD

| Política
Porto Canal com Lusa

A coordenadora do BE disse este sábado não lhe passar "pela cabeça que o PS queira discutir uma Lei de Bases para a Saúde" que mantenha o financiamento dos privados pelo Estado, defendendo um caminho oposto ao do PSD.

Atualizado 22-04-2018 11:46

À margem de uma sessão pública do BE sobre direitos dos animais, a líder bloquista, Catarina Martins, foi questionada pela agência Lusa sobre a manchete de hoje do jornal Público, segundo a qual o presidente do PSD, Rui Rio, pediu a elaboração de um documento estratégico sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), que permitirá ao Governo reformar esta área sem o BE.

"O PSD foi sempre contra a existência do SNS, chumbou a lei quando ela foi criada. Depois foi uma tal conquista da democracia que nenhum partido hoje é capaz de dizer que é contra o SNS, mas nós lembramos que foi num Governo de PSD, com Cavaco Silva nos anos 90, que foi criada a atual Lei de Bases da Saúde que obriga o Estado a financiar o setor privado da saúde", recordou.

Catarina Martins foi perentória ao afirmar que é preciso "um caminho muito diferente daquele que é o caminho do PSD", sendo urgente "reforçar e modernizar o SNS, parando com o absurdo do Estado estar a financiar os privados da saúde".

"Não nos passa pela cabeça que o PS queira discutir uma lei de bases para a saúde para continuar a mandar recursos públicos para o setor privado, quando aquela que é a análise que tem sido feita é que, pelo contrário, é preciso proteger o SNS e parar com essa sangria de recursos", avisou.

O PS, de acordo com a líder do BE, "terá de fazer as suas escolhas".

Catarina Martins lembrou que "a única proposta que está em cima da mesa, concreta, para uma lei de bases da saúde é aquela que foi feita por João Semedo e António Arnaut e que o Bloco transformou em anteprojeto de lei", estando convicta que esta será "debatida com certeza ainda nesta sessão legislativa".

"A proposta do BE é uma proposta que foi feita por António Arnaut, fundador do SNS e presidente honorário do PS, e João Semedo, que foi coordenador do BE e tem uma enorme experiência nesta área da saúde", sublinhou.

A líder bloquista admitiu que está "com expectativa para saber o que dirá o grupo de trabalho" do PS.

"Seguramente o Bloco de Esquerda não perderá nenhuma oportunidade de diálogo para reforçar o SNS e para travar a sangria de recursos públicos para o setor privado da saúde. É esse o nosso caminho e esse faremos com todas as pessoas que o quiserem fazer também", garantiu.

Os privados da saúde, continuou a bloquista, "se quiserem fazer o seu negócio, farão, mas não com o dinheiro público" porque "o dinheiro público é para o SNS".

A apresentação do anteprojeto para uma nova Lei de Bases da Saúde do BE foi feita precisamente há uma semana, dia 14 de abril, sendo o objetivo evitar a fragilização do SNS e que os cuidados médicos se transformem num negócio que beneficia os privados.

A apresentação do projeto foi feita, em Lisboa, por Catarina Martins, na Conferência Nacional em defesa do SNS.

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.