PS diz que "Governo agiu sob ameaça" no concurso de professores

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 17 jan (Lusa) - O deputado do PS Agostinho Santa considerou hoje "descontextualizado" o anúncio do Governo de abertura de concurso para a vinculação extraordinária de dois mil professores, considerando que este foi feito "sob ameaça" face a imposições da União Europeia (UE).

"Anúncio foi feito de forma descontextualizada pois não foi referenciada a sua motivação essencial. A realidade é bem outra e desmente a ficção. A decisão do senhor ministro não acontece senão numa altura destas para mostrar que estaria a cumprir a imposição da UE", disse o também membro da Comissão Parlamentar da Educação, Ciência e Cultura.

Agostinho Santa defendeu que "a forma como foi passada publicamente a decisão terá pretendido criar a ideia de que fazia parte de uma vontade política do Governo", algo que o PS quis, conforme disse o deputado socialista, "desmistificar".

"Querem fazer parecer que o concurso surge por sua iniciativa e estratégia programática e respondendo a uma necessidade. Ou seja para resolver o problema de uma vez por todas da precariedade dos professores contratados", afirmou Agostinho Santa.

Mas para o PS a decisão deveu-se à necessidade do Governo social-democrata de Pedro Passos Coelho de cumprir as diretivas europeias.

"Essa imposição [diretiva da UE] dizia ao senhor ministro para se deixar de subterfúgios, de adiamentos e que desse cumprimento, passos concretos, na diretiva comunitária de combate à ilegalidade na contratação sucessiva de professores. Essa é a realidade e a realidade mostra assim que o Governo agiu sob ameaça", referiu Agostinho Santa.

Assim, para o PS, o Governo "não agiu por sua iniciativa", nem "porque o queria fazer", nem "porque estava preocupado com os professores contratados".

O PS entende, também, que "abrir o quadro de zona pedagógica a dois mil docentes contratados está muito aquém daquilo que a UE determina e a diretiva impõe", temendo, entretanto, a intervenção do Tribunal Europeu.

"Está tudo muito aquém face à ilegalidade que se arrasta e ao número de professores que urge estabilizar nos quadros. Esse número atinge bem mais dez vezes do que o número abrangido nesta medida. O objetivo desta decisão é adiar a solução e utilizar uma medida de distração", concluiu Agostinho Santa.

Esta reação do PS surge no dia em que o ministro da Educação, Nuno Crato, anunciou que será aberto este ano um concurso para vinculação extraordinária de cerca 2.000 professores.

O ministro anunciou, também, que serão iniciadas negociações com os sindicatos no que diz respeito aos concursos de professores, avançando que a ideia do ministério é vincular os professores ao sexto ano de contratação para um horário completo.

PYT (AH) // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.