Identificar "matéria negra" e estudar bosão de Higgs são novos desafios da CERN

| Mundo
Porto Canal / Agências

Genebra, 17 jan (Lusa) - A identificação da "matéria negra" e o estudo detalhado do recém-identificado Bosão de Higgs são novos desafios da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), anunciou hoje o diretor de Investigação e Computação científica da instituição.

O CERN celebra durante 2014 o seu 60.º aniversário, que Sergio Bertolucci descreve como "20 anos de idade com 40 anos de experiência" para evocar o dinamismo da instituição.

Bertolucci disse hoje, citado pela agência efe, que a potência do acelerador de partículas da CERN (oficialmente designado 'Grande Colisor de Hadrões' ou LHC na sigla em inglês) será duplicada durante este ano para tentar desvendar os mistérios e incertezas que ainda rodeiam o Bosão de Higgs, a partícula subatómica cuja existência, teorizada em 1964 pelo físico britânico Peter Higgs foi materializada em julho de 2012 por uma experiência realizada no LHC.

O Bosão de Higgs, também conhecido como a "partícula de Deus", é a peça do 'puzzle' subatómico que permite explicar a existência de massa em toda a matéria conhecida.

De acordo com Sergio Bertolucci, a identificação e confirmação da existência da "matéria negra" é outro dos grandes desafios que os investigadores do CERN pretendem abraçar a partir deste ano

A física moderna admite que a "matéria negra" constitui cerca de 26 por cento do universo, com a matéria 'normal' a constituir apenas cerca de 4%, sendo os restantes cerca de 70% constituídos por outra entidade desconhecida, apenas teorizada, designada "energia negra".

O responsável científico do CERN defendeu que a confirmação da existência da "matéria negra" seria "uma descoberta ainda mais importante que a do (bosão de) Higgs".

Mas informação divulgada pelo CERN indica que a instituição continuará também a dedicar-se a projetos com aplicações mais práticas e imediatas, como por exemplo a colaboração com o Hospital Universitário de Marselha para o desenvolvimento de um novo dispositivo de deteção precoce do cancro da mama, que poderá entrar ao serviço clínico em 2015.

JMR // APN

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.