Pena suspensa para explicador que abusou sexualmente de menores em Viana do Castelo

| Norte
Porto Canal com Lusa

O tribunal de Viana do Castelo condenou esta sexta-feira um explicador a cinco anos de prisão, com pena suspensa pelo mesmo período, por 82 crimes de abuso sexual de criança e por seis de atos sexuais com adolescentes.

Atualizado 21-04-2018 12:40

O acórdão proferido, que colheu um voto vencido de um dos três juízes que integrou o coletivo que julgou o caso, determina que o homem, que é também professor de karaté, fique obrigado a receber acompanhamento psicológico e psiquiátrico, "que será monitorizado de perto".

Tem apenas permissão para "dar explicações, ter contacto ou participar em atividades que envolvem maiores de 16 anos, de ambos os sexos", determinou.

A magistrada, que resumiu o acórdão de 41 páginas, aplicou ainda ao arguido o pagamento de indemnizações que oscilam entre os 400 e os 3.600 euros.

A favor do arguido pesou a situação de até altura dos factos "ter um percurso pessoal sem manchas" e ter "a invulgar, ímpar sorte na mulher e na filha quem tem".

"Pense nisso. Nunca poderá agradecer o suficiente", disse a magistrada, dirigindo ao arguido, destacando o "arrependimento e a vontade em ser ajudado", que manifestou durante o julgamento.

"O que se passou não se pode voltar a passar, nem aqui, nem noutro lugar qualquer. O senhor tem uma distorção cognitiva que está dentro da sua cabeça e que não pode sair de lá", disse a juíza dirigindo-se ao arguido.

O homem começou a ser julgado, em fevereiro, acusado, pelo Ministério Público (MP) de 159 crimes de abuso sexual de criança e oito de atos sexuais com adolescentes.

A magistrada afirmou que o homem "tem fantasias de natureza homossexual que não eram por ele aceites", que "tinha uma distorção cognitiva em relação ao entendimento dos atos que praticava e do impacto deles nos menores", adiantando que atualmente, "tem essa noção e que tudo tem de fazer para controlar esses impulsos".

Referiu que a conduta do arguido foi "grave, criminosa e punível, mas que foi "o menos grave que se pode fazer a um menor, sobretudo a um rapaz".

"É um crime, mas é o mínimo dentro de um crime", frisou, referindo que a "forma extraordinariamente credível como os jovens relataram os factos".

"Os menores foram o grande esteio da convicção do tribunal", realçou, destacando ainda o depoimento da psicóloga que ouviu os menores.

"Foi muito relevante para o tribunal pela visão equidistante, sem vitimizar uns e outros", reforçou.

O advogado do arguido, Morais da Fonte disse que o acórdão hoje proferido foi "próprio de um Estado de Direito que julga em função de factos, provas e do direito".

"Emoções e opiniões com valores públicos não são para os tribunais", referiu.

Já a mandatária de um dos menores e defensora de outras três vítimas, Isabel Guimarães, manifestou um "sentimento de alguma indignação social e frustração" pela pena "singela e insignificante", defendendo que "pela quantidade de crimes cometidos deveria ter sido aplicada outra a pena e efetiva".

Questionada pelos jornalistas, explicou que "neste caso, cabe ao MP recorrer da sentença, porque os advogados das vítimas foram assistentes no processo".

"Não espero que o MP recorra porque nas alegações finais pediu isto mesmo", disse, afirmando que "não há nenhuma garantia de que o homem não voltará a reincidir" e apelando "a que a comunidade e os pais estejam atentos".

"Ao longo deste inquérito, que demorou sensivelmente dois anos, este arguido reincidiu. Voltou a praticar atos da mesma natureza com um pré-adolescente, entre os 14 e os 16 anos", reforçou.

O arguido terá praticado os crimes entre 2013 e 2015.O caso foi conhecido a 06 novembro de 2015, na sequência de uma denúncia apresentada pelos pais de uma das crianças que frequentaria as explicações dadas pelo arguido, detido pela Polícia Judiciária (PJ) a 21 de novembro de 2015.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.