UE considera anúncio da Coreia do Norte um "passo positivo e muito desejado"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 21 abr (Lusa) -- A União Europeia (UE) considerou hoje "um passo positivo e muito desejado" o anúncio do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, de que vai suspender os seus ensaios nucleares e de mísseis intercontinentais.

"É um passo positivo e muito desejado no caminho que agora deve conduzir à desnuclearização completa, verificável e irreversível do país, em pleno respeito das suas obrigações internacionais", afirmou a representante da diplomacia europeia, Federica Mogherini, num comunicado.

A decisão ocorre uma semana antes da prevista cimeira entre Kim e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, a 27 de abril na zona militarizada que faz fronteira entre os dois países e que será a primeira reunião entre líderes coreanos em 11 anos.

Está igualmente prevista a realização, em finais de maio ou início de junho, de uma cimeira com o presidente norte-americano, Donald Trump, também centrada na desnuclearização da Coreia do Norte.

"A União Europeia espera com interesse as próximas reuniões", adiantou Mogherini, fazendo votos para que as "iniciativas de alto nível continuem a gerar confiança e mais resultados, concretos e positivos".

A Coreia do Norte anunciou na sexta-feira à noite que suspendeu os testes nucleares e o lançamento de mísseis de longo alcance e que tem planos para encerrar as suas instalações de testes nucleares.

A agência de notícias oficial da Coreia do Norte adiantou que a suspensão dos testes nucleares tem efeito a partir de hoje (já sábado, 21 de abril), na Coreia do Norte.

PAL (FPA) // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.