Seis bancos interessados em comercializar linha de financiamento da IFD

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 abr (Lusa) - A Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) anunciou hoje que seis bancos manifestaram interesse na primeira tranche de 100 milhões de euros da linha de financiamento, contratada pela IFD, para distribuir apoios por várias empresas.

Após a validação do interesse apresentado e da criação de uma bolsa de Instituições de Crédito, os intermediários financeiros - bancos, caixas económicas e caixas de crédito agrícola mútuo - selecionados vão ser convidados a apresentar propostas de financiamento às empresas.

A IFD, também conhecida como 'banco de fomento', irá iniciar uma negociação bilateral com as entidades escolhidas para a comercialização da linha, que assegura prazos mais longos - até 12 anos - e a satisfação das "necessidades de financiamento estrutural das empresas portuguesas".

Segundo a instituição, as seis Instituições de Crédito que formalizaram as suas candidaturas representam uma quota de mercado superior a 70% do segmento empresarial em Portugal.

Apesar do prazo da primeira fase ter terminado no dia 10 de abril, as entidades que não manifestaram o seu interesse até então, ainda poderão fazê-lo, uma vez que o período se mantém aberto durante os próximos quatro anos.

A instituição foi criada em 2014 com o objetivo de financiar subprojetos desenvolvidos por pequenas e médias empresas (PME) e cofinanciados pelos intermediários financeiros mediante a canalização dos fundos obtidos pelo banco do fomento, nomeadamente junto do Banco Europeu de Investimento (BEI).

Para além de PME, a linha de financiamento também apoiará 'mid caps' - empresas de média capitalização e que contem com um número de trabalhadores entre 250 e 3.000.

JZFO/ (JS)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.