Trabalhadores acusam El Corte Inglês de Gaia de "assédio" para forçar despedimentos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 20 abr (Lusa) - Cerca de 50 funcionários do El Corte Inglês concentraram-se hoje em Vila Nova de Gaia, acusando a administração de "assédio" e de pretender rescisões "com baixas indemnizações" sem "conceder fundo de desemprego".

Numa ação enquadrada na quinzena de luta promovida pelo Sindicato do Comércio, Escritório e Serviços reivindicando a negociação do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) das empresas de distribuição, os trabalhadores deixaram fortes críticas quer à associação do setor, APED, quer ao El Corte Inglês.

Célia Cardoso, funcionária em Gaia da grande superfície, denunciou à agência Lusa o "muito assédio moral" que é feito pela administração do El Corte Inglês, em que "há trabalhadoras com 10, 12 anos de casa que estão a ser chamadas para rescindir contrato a troco de um valor ridículo, cerca de oito mil euros, e sem direito ao fundo de desemprego".

Considerando como "valor justo" da indemnização "os 15 mil euros mais o fundo de desemprego", a funcionária apontou o dedo também à pressão devido ao facto de decorrem as avaliações, denunciando "discriminação para quem teve licença de maternidade em 2017", sendo-lhes "recusados aumentos", situação que reputou de "muito grave".

Célia Cardoso revelou que, "desde 2006, o subsídio de alimentação não é aumentado" e que o valor auferido, "5,09 euros, é o mais baixo das empresas de grande superfície", num conjunto de irregularidades em que incluiu o pagamento dos feriados "em desacordo com o que define o CCT".

"A empresa quer passar uma imagem de trabalhadores bem pagos e felizes quando não é isso que está a acontecer", disse a funcionária para quem o "assédio é geral, principalmente sobre os mais antigos", num universo de "cerca de 800 trabalhadores".

A coordenadora do Sindicato do Comércio, Escritório e Serviços, Marisa Ribeiro, manteve o tom crítico explicando que a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) "continua a propor aos sindicatos a redução do trabalho suplementar e em dia feriado e a implementação do banco de horas".

"Não podemos aceitar, pois isso baixaria ainda mais o valor mensal pago aos trabalhadores", disse de uma negociação que leva já "20 meses" e onde "não há nenhuma proposta de aumento salarial", numa espécie de "jogo do empurra, das empresas para a negociação do contrato e deste para as empresas", argumentando a APED "não ter mandato para negociar aumentos".

E com "mais de 100 mil trabalhadores" a nível nacional atingidos pelo "impasse nas negociações", a sindicalista denunciou também o El Corte Inglês pela forma como geriu "um pedido de flexibilidade de horário" de uma funcionária.

"Há até um caso de uma funcionária a quem a empresa recusou o pedido de flexibilidade, que recebera o parecer favorável da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e, pela primeira vez neste país, processou a CITE", relatou Marisa Ribeiro.

Para a próxima segunda-feira, anunciou a coordenadora sindical, está agendada uma nova reunião com a APED, esperando que "haja alguma abertura por parte da associação" para aquelas que são as reivindicações dos trabalhadores.

A Lusa tentou obter uma reação do El Corte Inglês mas, até ao momento, não foi possível.

JYFO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.