Empresário raptado na cidade da Beira, centro de Moçambique

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 20 abr (Lusa) - Um empresário indiano foi raptado por desconhecidos na noite de quinta-feira na cidade da Beira, em Moçambique, disseram hoje à Lusa fontes policiais e diplomáticas.

O proprietário de um estabelecimento comercial foi levado quando estava a chegar a casa, junto à qual os raptores já o esperavam, ameaçando-o com uma pistola, disse à Lusa o porta-voz da PRM na cidade da Beira, Daniel Macuacuá.

Os autores do crime seguiram no carro da vítima para parte incerta, viatura que, entretanto, já foi recuperada pela polícia.

O jornal moçambicano O País refere na Internet que a vítima se chama Arif Diba, citando testemunhas, e fonte diplomática disse à Lusa que o empresário tem nacionalidade indiana.

A polícia recusa-se a adiantar pormenores sobre a identidade do empresário e diz desconhecer qualquer pedido de resgate, acrescentou Daniel Macuacuá à Lusa.

"Através da investigação estamos a contactar diversas fontes para resolver o caso", referiu.

A polícia suspeita que os autores do crime sejam os mesmos que sequestraram uma criança de nove anos na terça-feira, também na cidade da Beira, à porta de uma escola, e que, entretanto, já foi libertada.

"Suspeitamos, sim, que sejam os mesmos, pelo 'modus operandi'", referiu o porta-voz da PRM, sem adiantar mais detalhes.

As principais cidades moçambicanas foram palco de uma onda de raptos entre 2012 e 2016, seguindo-se um período em que este tipo de crimes quase deixou de se verificar ou reportar, aparentemente em resultado de uma ação reforçada das autoridades policiais e judiciais.

Os dois casos registados esta semana na Beira contrastam com esse período de acalmia no registo deste tipo de ocorrências.

LFO (PMA) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.