Valongo combate insucesso escolar para "não deixar ninguém para trás"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 19 abr (Lusa) - A câmara de Valongo lançou hoje um projeto que visa a redução e prevenção do abandono escolar precoce e a promoção do sucesso escolar, indicou hoje o presidente da autarquia local apontando como objetivo "não deixar ninguém para trás".

Em causa está o MaisVal - Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo, concelho do distrito do Porto, e surge no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020, rubrica Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).

É objetivo deste projeto-piloto, descrito pela câmara de Valongo como "inovador", "elevar os níveis de sucesso escolar no concelho, diminuindo em 12% a percentagem de alunos/as com pelo menos uma negativa no 5.º e 6.º anos".

Soma-se a meta de reduzir os níveis de retenção e abandono escolar precoce em Valongo, diminuindo em 26% as taxas de retenção no 2.º, 3.º, 4., 5.º e 6.º anos de escolaridade.

Vão ser lançadas medidas que visam a promoção das competências da leitura ou a criação de apoio na transição entre o 1.º e 2.º ciclos de escolaridade, momento identificado como problemático no percurso educativo das crianças e jovens, com repercussões na qualidade do seu sucesso.

Pretende-se uma intervenção multidisciplinar e de forma integrada junto de alunos em risco de abandono escolar ou com comportamentos de risco, e suas famílias, tentando contrariar um dos principais fatores preditores do insucesso;

Também é valorizada, lê-se na descrição do MaisVal, a "promoção da participação parental ativa no contexto educativo e o desenvolvimento tecnológico, criando um ambiente de aprendizagem inovador, dinâmico e interativo que estimule e reforce o processo de ensino-aprendizagem".

"É um projeto do qual nos orgulhamos muito e que de forma muito simples visa não deixar ninguém para trás. Temos de combater o insucesso e abandono escolar e atuamos na primeira fase de aprendizagem dos meninos", disse à agência Lusa o presidente da câmara, José Manuel Ribeiro.

Este projeto é desenvolvido em colaboração com a Universidade do Minho e tem o envolvimento dos agrupamentos de escolas e associações de pais.

O MaisVal custará cerca de 600 mil euros, 85% dos quais comparticipados por fundos europeus.

A atuação está prevista para quatro anos letivos anos e abrange toda a rede concelhia, todas as escolas e todas as freguesias.

De entre várias medidas hoje explicadas numa sessão que decorreu na Escola Básica Mirante de Sonhos, em Ermesinde, destaca-se a plataforma digital destinada a alunos do 1.º ciclo e suas famílias, com diversas funcionalidades como um mural, conteúdos, jogos e atividades, bem como sistema de crachás digitais como estratégia de reconhecimento de metas atingidas, numa lógica de gamificação da educação.

No âmbito deste projeto, que também inclui sessões de apoio ao estudo, também serão criadas equipas multidisciplinares para "intervenção ao nível dos contextos familiares desfavorecidos, contrariando alguns dos fatores preditores do insucesso".

"É um projeto muito rico. Queremos que todas as crianças sigam um percurso educativo com sucesso e este projeto também pretende formar os meninos para as questões da identidade cultural, para as questões do território de Valongo", acrescentou José Manuel Ribeiro.

PYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.