Parlamento Europeu atualiza normas de produção e rotulagem de produtos biológicos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Estrasburgo, França, 19 abr (Lusa) -- O Parlamento Europeu (PE) aprovou uma diretiva para a atualização de normas de produção e rotulagem de produtos biológicos, de modo a reforçar o sistema de controlo e a tornar mais justa a concorrência entre os produtos europeus e importados.

O regulamento hoje aprovado pelo PE, em Estrasburgo, tem por objetivo incentivar o desenvolvimento sustentável da produção biológica na União Europeia (UE), garantir condições de concorrência leal para os agricultores, evitar fraudes e práticas desleais e melhorar a confiança dos consumidores nos produtos biológicos.

A nova legislação, que inclui o sal marinho e as rolhas de cortiça na lista dos produtos passíveis de obter certificação biológica, introduz um sistema de certificação de grupo para os pequenos agricultores, que deverá tornar mais fácil a sua transição para a agricultura biológica mediante a redução das despesas de inspeção e certificação, e prevê medidas de precaução para evitar a contaminação por pesticidas.

O novo regulamento, aprovado em plenário por 466 votos a favor, 124 contra e 50 abstenções, será aplicável a partir de 01 de janeiro de 2021.

AMG // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.