Chefe do executivo de Macau visita em maio Camboja e Tailândia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 19 abr (Lusa) - O chefe do executivo de Macau inicia a 07 de maio uma visita de cinco dias ao Camboja e à Tailândia, para aprofundar a cooperação com os países envolvidos na iniciativa chinesa "Uma Faixa, Uma Rota".

A visita de Chui Sai On tem como propósito o "aprofundamento da cooperação pragmática com os países envolvidos na iniciativa 'Uma Faixa, Uma Rota'", de forma a "permitir a Macau desempenhar o seu papel de ponte e impulsionar o intercâmbio", de acordo com um comunicado oficial divulgado na quarta-feira à noite.

O chefe do executivo vai marcar também presença em actividades dos Serviços de Turismo e do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), assim como em sessões de intercâmbio entre os jovens de Macau e dos dois países, e num fórum sobre o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa.

De acordo como comunicado, além da delegação do governo, os membros do Conselho Executivo, representantes da comunidade ultramarina de Macau e uma delegação composta por representantes de jovens locais acompanham o Chefe do Executivo na deslocação ao Camboja e à Tailândia.

Anunciada pelo Presidente chinês, Xi Jinping, a iniciativa "Faixa económica da rota da seda e a Rota da seda marítima do século XXI", mais conhecida como "uma Faixa, uma Rota", está avaliada em 900 mil milhões de dólares, e visa reativar as antigas vias comerciais entre a China e a Europa através da Ásia Central, África e Sudeste Asiático.

Redes ferroviárias intercontinentais, portos, aeroportos, centrais elétricas e zonas de comércio livre estão a ser construídos em mais de 60 países, abrangendo 65% da população mundial.

Lisboa tem insistido na inclusão de uma rota atlântica no projeto chinês, o que permitiria a Sines ligar as rotas do Extremo Oriente ao oceano Atlântico, beneficiando do alargamento do canal do Panamá.

MIM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sanchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.