Ministro da Saúde diz que problemas no Serviço Nacional de Saúde não estarão resolvidos em 2019

Ministro da Saúde diz que problemas no Serviço Nacional de Saúde não estarão resolvidos em 2019
| Política
Porto Canal com Lusa

O ministro da Saúde afirmou que "os problemas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) não estarão resolvidos em 2019" e é preciso ter forças para continuar apesar da contestação, numa entrevista hoje publicada.

Ao jornal Público e à rádio Renascença, Adalberto Campos Fernandes considerou serem necessárias duas legislaturas para recuperar do desinvestimento no setor.

"Desde 2010 que não tínhamos tantos recursos financeiros" atribuídos à Saúde, sublinhou, "mas é verdade que o país precisa de muito mais".

Adalberto Campos Fernandes frisou que "não se reconstroem serviços públicos em dois anos. É necessário prosseguir este esforço numa legislatura seguinte".

Na opinião do ministro, não é possível ter um bom SNS "sem ter um Estado forte e capaz de o sustentar". Os partidos, à esquerda e à direita, terão de perceber esta premissa para que não "iludam os portugueses", disse.

Questionado sobre a proposta do Bloco de Esquerda em acabar com as taxas moderadoras, o ministro afirmou que as mesmas "nunca foram um mecanismo de financiamento, mas de indução de uma procura mais inteligente ou adequada".

"Podemos avançar, por exemplo, no sentido de abrandar ou reduzir mais as taxas nos cuidados de saúde primários, em detrimento dos cuidados hospitalares", retorquiu.

Na mesma entrevista, Adalberto Campos Fernandes afirmou ser "desfavorável à legalização da eutanásia" por questões de "consciência, pessoais e individuais", mas sublinhou que respeitará a decisão dos deputados.

"Eu, em termos políticos, enquanto ministro da Saúde, agirei no Governo de acordo com o que for o resultado da votação parlamentar e da decisão maioritária dos representantes do povo", disse.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.