Continente e Madeira com risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV

Continente e Madeira com risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV
| País
Porto Canal com Lusa

Quase todas as regiões de Portugal continental e o arquipélago da Madeira apresentam esta quarta-feira um risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, todas as regiões do continente, com exceção de Viana do Castelo e Braga (‘elevado’), apresentam níveis ‘muito elevados’ de radiação UV tal como o arquipélago da Madeira.

Os Açores estão, segundo o IPMA, com níveis ‘moderados’.

O IPMA prevê para os próximos dias no continente uma subida dos valores das temperaturas, em particular da máxima, prevendo-se valores acima da média para o mês de abril.

Segundo o IPMA, a temperatura máxima irá variar entre 24/25 °C na generalidade do território, podendo atingir 27/28°C em alguns locais.

A temperatura mínima, deverá variar entre 4ºC e 13ºC, subindo para valores entre 9ºC e 16 ºC a partir de sexta-feira.

No fim de semana, a temperatura máxima deverá voltar a descer, mantendo-se no entanto acima de 20ºC praticamente em todo o território do continente.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente limpo, vento fraco, soprando temporariamente moderado de sueste no Algarve e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida de temperatura, em especial da máxima.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se muito nublado no final do dia com ocorrência de períodos de chuva, vento fraco, tornando-se fraco a moderado do quadrante norte no final do dia.

No continente, as temperaturas mínimas vão variar entre os 07 graus celsius (em Bragança e Braga) e os 12 (em Faro) e as máximas entre os 20 graus (na Guarda) e os 28 graus (em Santarém).

No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre os 16 e os 22 graus.

Para as regiões com risco 'muito elevado' e ‘elevado’ de exposição à radiação UV, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

No caso de risco ‘moderado’ são aconselhados óculos de Sol e protetor solar.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).