Trump defende área marinha norte-americana protegida no Atlântico criada por Obama

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Portland, Estados Unidos, 18 abr (Lusa) - A administração do Presidente Donald Trump defendeu, na terça-feira, a área marinha protegida dos Estados Unidos no oceano Atlântico, estabelecida por Barack Obama em 2016, e contestada agora por grupos de pescadores.

Em causa está a área marítima dos "desfiladeiros do nordeste e montes submarinos" na costa do estado de Nova Inglaterra, estabelecida pela administração do ex-Presidente Barack Obama para proteger a vida marinha no Oceano Atlântico.

A proclamação de Obama proíbe a pesca comercial nessa área, excluindo a de caranguejos vermelhos e lagostas. Uma restrição que não agrada aos pescadores, que apresentaram a um tribunal federal de Washington uma ação para extinguir a delimitação da zona.

De acordo com a agência noticiosa Associated Press (AP), Donald Trump pediu ao juiz que rejeitasse a ação dos pescadores.

O Presidente "tem autoridade clara, ao abrigo da lei federal de antiguidades", que estabelece os monumentos naturais norte-americanos, defendeu, na terça-feira, o Departamento de Comércio norte-americano.

A defesa desta zona surge numa altura em que está a ser revista a diminuição de alguns monumentos criados por Barack Obama.

Em dezembro, Trump ordenou "reduções drásticas" em alguns monumentos, argumentando que integravam parte de uma "grande apropriação federal de terras" pelas anteriores administrações.

A primeira área marinha protegida dos Estados Unidos no oceano Atlântico tem uma extensão de 12.725 quilómetros quadrados, frente à costa da Nova Inglaterra, e é o habitat de diferentes tipos de tartarugas marinhas, baleias, cachalotes, além de corais únicos no mundo, peixes e moluscos.

FST // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.