Cinco jovens começam a ser julgados em Loures por agressões a três polícias

| País
Porto Canal com Lusa

Loures, Lisboa, 18 abr (Lusa) -- Cinco jovens começam hoje a ser julgados por agressões e tentativa de homicídio de três polícias, feridos violentamente pelos arguidos com pedras, pontapés e murros, quando faziam segurança num arraial na povoação do Catujal, em Loures.

A primeira sessão está agendada para as 09:30 no Tribunal de Loures.

Segundo o despacho de acusação do Ministério Público (MP), a que a agência Lusa teve acesso, o episódio de violência ocorreu na madrugada de 03 de julho do ano passado, na freguesia de Unhos, durante uma festa de arraial organizada pela paróquia de São José da Nazaré, na qual participavam 200 pessoas.

Os agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) estavam fardados, em missão de serviço remunerado, a fim de "assegurar a manutenção da segurança e ordem pública", refere a acusação, acrescentando que no local se encontravam os cinco arguidos, com idades entre 19 e 25 anos, "os quais integravam um grupo composto por, pelo menos, 10 indivíduos".

Pelas 00:30, dois dos jovens aproximaram-se dos polícias "mantendo um olhar fixo e provocatório" direcionado a um dos agentes, com um dos arguidos a dizer: "'Tás a olhar para mim para quê, ó bófia... porque é que estás a olhar assim para mim?", relata a acusação.

O PSP levantou o braço e tocou no peito do arguido Ercelino Varela (o único dos cinco jovens em prisão preventiva), para o afastar.

A partir deste momento, a acusação enumera uma série de agressões cometidas pelos arguidos, que incluem empurrões, pontapés e socos em diversas partes do corpo, nomeadamente na cabeça e quando alguns dos polícias estavam caídos no chão.

Um dos arguidos pegou numa "pedra da calçada de grandes dimensões" e atingiu um dos agentes na parte esquerda da cabeça e outro "arremessou uma pedra da calçada que atingiu" um dos polícias na face, que viria a cair no chão inanimado.

Após as "violentas agressões", os arguidos e restantes elementos do grupo colocaram-se em fuga, "dirigindo-se para locais distintos".

Um dos polícias, que ficou 261 dias de baixa médica, sofreu, entre outras lesões, traumatismo craniano, com perda de conhecimento, e fratura do nariz, tendo sido submetido a uma intervenção cirúrgica.

Outro dos agentes esteve 180 dias de baixa médica depois de sofrer um traumatismo na face, enquanto o terceiro polícia ficou 21 dias com incapacidade para o trabalho.

Os cinco arguidos estão acusados, em coautoria, de dois crimes de homicídio qualificado na forma tentada e de dois crimes de ofensa à integridade física qualificada.

O MP pede ainda aos arguidos uma indemnização de 12.542 euros.

JGS/RCS // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".