Contactos "ao mais alto nível" com líder norte-coreano não foram com Trump - Casa Branca

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 18 abr (Lusa) - A Casa Branca afirmou terem decorrido contactos "ao mais alto nível" com o líder da Coreia do Norte, mas que o Presidente Donald Trump não falou diretamente com Kim Jong-un.

"Em relação às conversações com Kim Jong-un: o Presidente [Trump] disse que a administração tinha mantido contactos ao mais alto nível e acrescentou que não tinham sido diretamente com ele", afirmou a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

De acordo com o jornal Washington Post, o diretor dos serviços secretos norte-americanos (CIA) e futuro secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, realizou uma visita secreta a Pyongyang, no fim de semana de Páscoa, durante a qual terá mantido um encontro com o dirigente norte-coreano.

O esclarecimeno da Casa Branca surge depois de Trump, ao ser questionado sobre se tinha estado em contacto direto com Kim Jong-un, ter respondido: "Sim".

A partir da sua luxuosa propriedade de Mar-a-Lago, na Florida, onde recebeu o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, Trump mostrou-se otimista em relação aos preparativos para a cimeira histórica com Kim Jong-un, "provavelmente no início de junho".

"Chegou a hora de falar, de resolver os problemas", sublinhou Trump. "Há uma verdadeira possibilidade de resolver um problema mundial. Este não é um problema dos Estados Unidos, do Japão ou de outro país, é um problema do mundo", reiterou.

Questionado sobre a possibilidade do encontro se realizar nos Estados Unidos, Trump respondeu que "não", sem mais pormenores.

A cimeira de 27 de abril próximo deverá realizar-se uma cimeira entre o líder norte-coreano e o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. O encontro vai ser o terceiro entre a liderança dos dois países vizinhos, e vai decorrer na parte sul-coreana da zona desmilitarizada, em Panmunjom.

Nesta aldeia fronteiriça, situada na zona desmilitarizada que divide a península coreana, foi assinado o armistício da Guerra da Coreia (1950-53). Seul e Pyongyang continuam, tecnicamente, em guerra, uma vez que o armistício nunca foi substituído por um tratado de paz.

EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.