Dois civis equatorianos sequestrados na fronteira com a Colômbia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Quito, 18 abr (Lusa) -- O Governo do Equador anunciou na terça-feira o rapto de dois civis na fronteira com a Colômbia, depois de na semana passada ter sido divulgado o homicídio de três jornalistas sequestrados em finais de março.

Em conferência de imprensa, o ministro da Administração Interna do Equador, César Navas, afirmou que um homem e uma mulher foram raptados, informação comprovada através de um vídeo enviado pelos captores às autoridades do país e no qual o casal aparece amarrado e guardado por dois homens em uniforme militar e armados.

"Senhor presidente, por favor, ajude-nos, dê-nos a mão, não deixe que aconteça connosco o que aconteceu com os jornalistas", pediu o homem na gravação.

Navas disse que o vídeo chegou através de um canal de comunicação de um dissidente da antiga guerrilha colombiana das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), conhecido como Guacho, a quem se atribui o rapto e homicídio dos três jornalistas do diário de Quito El Comercio, desaparecidos desde 26 de março.

O casal raptado foi identificado como Katty Vanesa Velasco Pinargote e Oscar Efrén Villacís Gómez. O último contacto com os familiares aconteceu a 11 de abril.

Guacho, um equatoriano de cerca de 30 anos, lidera um grupo dissidente das antigas FARC, a Frente Oliver Sinisterra, com 70 a 80 homens, e acusado de estar implicado no tráfico de cocaína para os Estados Unidos.

As ex-FARC desmobilizaram e depuseram as armas nos termos do acordo de paz assinado com o Presidente Santos. A antiga guerrilha transformou-se em partido político, a Força Alternativa Revolucionária Comum/FARC.

IMA // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial