Produção no setor da construção sobe na zona euro e recua na UE em fevereiro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 18 abr (Lusa) - A produção no setor da construção avançou, em fevereiro, 0,4% na zona euro e recuou 0,1% na União Europeia (UE), em termos homólogos, divulgou hoje o Eurostat.

Já face a janeiro, o indicador recuou 0,5% nos 19 países do euro e 0,8% no conjunto dos 28 Estados-membros.

Segundo o gabinete de estatísticas da UE, as maiores subidas homólogas registaram-se na Polónia (31,1%), na Hungria (26,1%) e na Roménia (10,6%) e os maiores recuos na Bélgica (-5,3%), no Reino Unido (-3,9%) e em França (-3,0%).

Na variação em cadeia, as maiores quebras da produção no setor da construção registaram-se na Bulgária (-14,0%), na Eslovénia (-13,1%) e na Hungria (-5,0%) e os principais avanços na Roménia (4,7%), em França (2,7%) e em Espanha (0,9%).

Em Portugal, o indicador aumentou 3,5% face a fevereiro de 2017 e 0,3% na comparação mensal.

IG// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.