Confiança do investimento na Alemanha cai para valor negativo em abril

| Economia
Porto Canal com Lusa

Frankfurt, Alemanha, 17 abr (Lusa) - O índice de confiança do investimento na economia alemã caiu consideravelmente em abril, pela primeira vez em vários meses para valor negativo, que reflete pessimismo, foi hoje anunciado.

O Centro para a Investigação Económica Europeia alemão (ZEW) informou hoje que o índice de confiança cai para -8,2 pontos, menos 13,3 pontos do que em março e menos 26 pontos do que em fevereiro.

O presidente do ZEW, Achim Wambach, sublinhou que a queda da confiança se deve, sobretudo, ao conflito comercial entre os Estados Unidos e a China e os últimos acontecimentos na guerra da Síria.

Também indicou que as consideráveis descidas da produção, das exportações e do comércio a retalho na Alemanha no primeiro trimestre influenciaram negativamente as expectativas.

A avaliação da situação de conjuntura atual na Alemanha também recuou em abril, para 87,9 pontos, menos 2,8 pontos do que em março.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.