Estação Imagem inaugura nove exposições de fotografia em Coimbra

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 17 abr (Lusa) - Nove exposições de fotojornalistas como Michael Nichols e Marco Longari são hoje inauguradas em diversos espaços de Coimbra, cidade onde se realiza a nona edição do Prémio Estação Imagem.

As exposições são hoje abertas em simultâneo, apresentado trabalhos de vários fotojornalistas, como Michael Nichols, da National Geographic, Marco Longari, da Agence France-Presse, e Isadora Kosofsky, fotógrafa sediada em Los Angeles.

As exposições (a maioria disponíveis para visitar até 30 de maio) vão ocupar diversos espaços da cidade, como o antigo refeitório de Santa Cruz, o Convento São Francisco, o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), a antiga prisão académica da Biblioteca Joanina e a Galeria Pinho Dinis.

Na Sala da Cidade, vai estar a exposição de Michael Nichols, produzida pela Visa pour l'Image e apoiada pela Canon, sendo uma retrospetiva da carreira do fotojornalista da National Geographic, que acabou por culminar na publicação de um livro com o mesmo nome.

O triângulo amoroso de três idosos captado por Isadora Kosofsky (Edifício Chiado), a história das lutas políticas em África, narradas através de fotografias de Marco Longari (Galeria Pedro Olayo) e a viuvez na Índia, pela lente de Amy Toensing (Galeria Pinho Dinis) são algumas das propostas das exposições que vão estar presentes em Coimbra.

No Círculo de Artes Plásticas (espaço Sereia) vão estar presentes trabalhos de três fotógrafos.

Por lá, será possível encontrar um retrato da comunidade cristã do Líbano, por Patrick Baz, o argelino Ferhat Bouda, com a sua exposição sobre o povo berbere de Marrocos, bem como Niels Ackermann e o seu trabalho em torno da mais nova geração que nasceu após o desastre de Chernobyl, na cidade ucraniana de Slavutych.

A Estação Imagem leva também à cidade a exposição "Talibes", do fotojornalista da agência Lusa Mário Cruz - prémio Estação Imagem e World Press Photo, na categoria "Temas Contemporâneos", em 2016 -, sobre a exploração das crianças "talibés", escravas de "falsos professores" corânicos no Senegal, que estará presente na antiga prisão académica da Biblioteca Joanina.

"Arquipélago", do fotógrafo João Ferreira, projeto com que venceu a Estação Imagem 2017, na categoria "Vida Quotidiana", vai estar exposto na ala do jardim do Museu da Ciência.

Pela primeira vez, o Estação Imagem vai contar com oficinas, uma centrada em edição fotográfica, coordenada pela diretora de relações internacionais da Agência Europeia de Fotografia (EPA), Maria Mann, e outra sobre reportagem fotográfica, com coordenação do fotojornalista Horacio Villalobos.

O presidente do júri da nona edição do Prémio Estação Imagem vai ser o espanhol Santiago Lyon, presidente do júri do World Press Photo 2013 e antigo diretor de fotografia da agência de notícias norte-americana Associated Press.

No júri do concurso deste ano, estarão também os fotojornalistas Sara Naomi Lewkowicz, Marco Longari e Tanya Habjouqa.

O evento ainda vai contar com exibição de documentários, conferências, um mercado do livro de fotografia e projeção de 'slideshows' de reportagens de World Press Photo, Agence France-Presse, Reuters e Associated Press, entre outros.

Coimbra é pela primeira vez a anfitriã deste festival de fotojornalismo, que, no passado, decorreu em Mora e em Viana do Castelo.

O ponto alto do evento será a cerimónia de anúncio e entrega de prémios, que terá lugar no Convento São Francisco, no sábado.

O festival deste ano é coorganizado pela Câmara Municipal de Coimbra, que se assume também como novo parceiro oficial do evento.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).