Santa Maria da Feira arranca no sábado construção de Centro Escolar de Canedo

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 07 jun (Lusa) -- A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira lança no sábado a primeira pedra do Centro Escolar de Canedo, orçado em cerca de 1,3 milhões de euros, estando a sua conclusão prevista para o verão de 2014.

Esta obra faz parte do programa de remodelação do parque escolar que ascende a 56 milhões de euros e abrange 18 centros escolares, dos quais 12 estão já concluídos.

"É seguramente um dos maiores investimentos municipais de todo o país na educação, que consubstancia a concretização da aposta de Santa Maria da Feira na qualificação da juventude como uma prioridade estratégica para a afirmação e o desenvolvimento integrado e sustentado do concelho", refere, em comunicado, Emídio Sousa, vice-presidente da câmara.

Até ao momento o total do investimento aprovado -- pelo QREN, POVT e PRODEP -- ascende aos 23,3 milhões de euros, estando nove projetos em fase de estudo ou a aguardar parecer do GEPE (Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação).

O programa inclui ainda a requalificação de três escolas do primeiro ciclo e das EB 2/3 de Paços de Brandão e da Feira, a par de dois jardins-de-infância.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra está agendada para as 18:00 de sábado e será presidida pelo vice-presidente do município, Emídio Sousa.

Depois de concluído, o Centro Escolar de Canedo vai integrar o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo, "garantindo equipamentos e espaços de qualidade para as populações daquela área do concelho", refere comunicado da autarquia.

Para lá do investimento nas infraestruturas, a ação social escolar tem sido outra das áreas de intervenção do município que, através de um investimento anual de 3,5 milhões de euros, serve diariamente mais de cinco mil refeições, transporta mais de cinco mil alunos e abrange outros tantos no Regime de Fruta Escolar.

Emídio Sousa adianta ainda que o apoio às famílias será reforçado, com "manuais escolares gratuitos para todos os alunos do 1.º ciclo" e que "os projetos educativos inovadores e o apoio ao trabalho de toda a comunidade educativa serão reforçados".

LIL // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).