"Elas estiveram lá" recorda em teatro o papel de mulheres na resistência à ditadura

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 abr (Lusa) -- Testemunhos de resistência, do quotidiano de mulheres portuguesas, estão na base da peça "Elas estiveram lá", que, de hoje a sábado, atravessam a avenida da Liberdade, até ao Cinema S. Jorge, em Lisboa, numa produção do Teatro do Vestido.

"'Elas estiveram lá - quotidianos de resistência e de revolução de mulheres' incide sobre a presença feminina e a sua invisibilidade em determinados registos da história, uma vez que a história é contada por homens, e estes deixam sempre as mulheres na sombra", explicou à agência Lusa Joana Craveiro, autora do texto e responsável pela direção da obra.

A peça acaba por ser uma "reflexão sobre a condição feminina, face ao processo histórico e ao processo de repressão, daí que seja um espetáculo que começa na rua e termina numa sala", disse Joana Craveiro à Lusa, acrescentando que, assim, "acaba por ser também uma peça que aborda o processo de libertação feminina".

"Elas Também Estiveram Lá - quotidianos de resistência e de revolução de mulheres" não parte de testemunhos de personalidades conhecidas da história, antes de mulheres anónimas que Joana Craveiro foi conhecendo ao longo dos tempos - umas, ativistas políticas, outras, nem tanto -, e que são originárias de várias zonas do país, todas com vivências diferentes.

"A peça parte de uma pesquisa alargada que o Teatro do Vestido tem vindo a fazer, ao longo de cinco anos, a partir da recolha de testemunhos de mulheres anónimas, de mulheres que viveram a ditadura e o processo revolucionário, de mulheres que fomos encontrando ao longo do processo de construção" da obra, acrescentou Joana Craveiro.

Os "quotidianos de resistência" são evocados num percurso dramatizado, entre a avenida da Liberdade e o Cinema São Jorge, através da vivência de mulheres, durante a ditadura do Estado Novo, o dia 25 de Abril de 1974 e o processo revolucionário que se lhe seguiu.

O "percurso começa na Avenida da Liberdade, entra por uma porta, sobe um lance de escadas, e desemboca numa antiga sala de visionamento da censura", escreve o Teatro do Vestido, na apresentação da obra.

"Arredadas da história, pelo menos das narrativas históricas dominantes, as mulheres portuguesas têm contudo muito a dizer sobre a repressão, a censura, o machismo e o sexismo ao longo do século XX, nomeadamente durante a ditadura portuguesa, onde o mote de 'a cada um o seu lugar' as relegava para lugares afastados da esfera pública, sujeitas ao domínio dos maridos, numa sociedade profundamente conservadora e patriarcal", acrescenta o teatro.

"Dos relatos [oficiais] do dia 25 de Abril, as mulheres também não constam, dominados que são por narrativas masculinas heroicas militares e políticas", prossegue o teatro, que acrescenta: "No processo revolucionário que ensaiou novas formas de organização e ação política, não sabemos onde estavam, ou em que livros de história se fixaram, mas vemo-las nas fotografias de manifestações, nos filmes e documentários da época".

O Teatro do Vestido quis, por isso, "ir resgatar essas vozes perdidas, anónimas, mas participantes em tudo isso, e assim dar conta de uma multiplicidade de retratos da mulher portuguesa, que são também um espelho do presente, ou de como chegámos até aqui".

Construída para um espaço emblemático - o Cinema São Jorge, onde existia uma sala de visionamento da censura - e para a zona exterior circundante, a Avenida da Liberdade, esta criação do Teatro do Vestido está "profundamente ancorada nas memórias da própria cidade, resgatando a pequena história que nos constitui", lê-se na apresentação da obra.

A peça tem texto e direção de Joana Craveiro, que também interpreta, com Ainhoa Vidal, Inês Rosado, Joana Margarida Lis, Tânia Guerreiro e Vera Bibi, figurinos de Ainhoa Vidal, desenho de luz de João Cachulo, produção de Cláudia Teixeira e fica em cena de hoje até sábado, no âmbito do festival Abril em Lisboa.

De hoje a sexta-feira, as representações têm início às 21:00, no sábado, às 19:00.

Os bilhetes são levantados no próprio dia do espetáculo, na bilheteira do Cinema São Jorge, a partir das 13:00.

A companhia recomenda "o uso de roupa e calçado confortáveis".

A 24 e 29 de abril, o Teatro do Vestido vai estar em Almada, no Teatro Municipal Joaquim Benite, com "Um minimuseu vivo de memórias do Portugal recente", uma peça para crianças a partir dos 11 anos, que aborda a ditadura portuguesa, de 1926-1974, a revolução de 25 de Abril de 1974 e o processo revolucionário de 1974-76, também a partir de testemunhos.

CP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.