Quase 40 nacionalidades representadas no Atlantic Music Expo em Cabo Verde

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Praia, 17 abr (Lusa) - Quase 40 nacionalidades estão representadas no Atlantic Music Expo (AME), a maior feira internacional de Cabo Verde, cuja sexta edição arrancou na segunda-feira à noite, com muita música, dança e magia na cidade da Praia.

Pelo sexto ano, a Assembleia Nacional descerrou as suas cortinas para dar as boas-vindas ao AME, agora organizado por um grupo de produtores, denominado de Associação Cabo Verde Cultural, após a saída do Ministério da Cultura cabo-verdiano.

Apesar de o evento ter sido preparado em apenas quatro meses, o diretor geral da Associação Cabo Verde Cultural, Augusto (Gugas) Veiga, disse que o AME continua com "uma excelente adesão", com quase 40 nacionalidades representadas.

O responsável destacou a presença, pela primeira vez, de delegações da China, de Itália, do Canadá e do Brasil, num total de mais de 350 delegados, mais de 250 músicos, e mais de 30 jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social mundial.

"Esperamos que o AME sirva de partilha musical, de partilha de experiências, mas sobretudo um mercado da música que sirva para fazer muitos negócios", considerou Gugas Veiga, sublinhando a continuação do envolvimento do Governo cabo-verdiano, através do gabinete do primeiro-ministro e do Ministério do Turismo e Transportes cabo-verdiano.

Segundo o diretor da associação de produtores, o AME terá um formato diferente, com menos atuações e menos custos, mas com "uma pujança muito forte".

"O modelo manteve-se o mesmo, o formato um pouco mais reduzido, mas a qualidade é a mesma ou, se calhar, superior", prosseguiu Gugas Veiga, em declarações à imprensa, considerando que é possível os privados organizarem eventos em Cabo Verde, desde que seja "em conjunto" com o Governo, as Câmaras Municipais e as empresas.

O AME arrancou com música de Reis Demuth Wiltgen Trio (Luxemburgo), Iduino (Cabo Verde) e Lindigo (ilha de Reunião), mas também dança e magia na Assembleia Nacional, quase cheia, onde já se sentia a descontração e alegria características do AME.

Na noite em que soaram os primeiros sons, estava na plateia o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, que disse aos jornalistas esperar que o AME continue a concretizar a ideia de Cabo Verde como "um grande palco", que consegue interagir com o mundo na arte e na cultura, especialmente através da música.

Questionado se com a saída do Ministério da Cultura o gabinete do primeiro-ministro "veio socorrer" o AME, Ulisses Correia e Silva disse que isso não aconteceu, uma vez que o Governo é "uno e indivisível" e que a única diferença é a organização ser "100% privada".

Por sua vez, o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, disse que o AME mostra "a vitalidade" da cultura cabo-verdiana, numa organização diferente, que representa "um novo teste" para o país.

"A nossa cultura é um cimento da nossa Nação e o AME é indiscutivelmente a maior montra cultural de Cabo Verde, seja a nível da música, ou de outras expressões", salientou o chefe do parlamento, dizendo esperar que os organizadores tenham sucesso com o novo formato.

O maior encontro musical de Cabo Verde prossegue hoje, com conferências, encontros, workshops, feira e várias atuações, entre elas dos portugueses Marco Oliveira e a Marcha de Alfama, pela principal avenida do Plateau, o centro histórico da Praia.

RYPE // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.