PSD pede parecer urgente à Subcomissão de Ética sobre duplicação de apoios a deputados

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 abr (Lusa) -- O PSD requereu hoje que a Subcomissão de Ética se pronuncie "com caráter de urgência" sobre a eventual duplicação de apoios pagos a deputados eleitos pelos Açores e Madeira.

A bancada do PSD invoca a notícia do semanário Expresso do passado sábado, referindo que deputados eleitos pelos círculos eleitorais das regiões autónomas "recorrem a um expediente que lhes permite obter benefícios por duas vezes nas viagens e receberem até reembolsos de viagens que não pagam".

"Perante esta denúncia, urge saber se esta situação se confirma, se é regular e se a lei permite mesmo esta duplicação de apoios", pedem os deputados sociais-democratas.

O PSD acrescenta que, segundo a notícia, "deputados residentes na Madeira e nos Açores recebem ajudas de despesas de deslocação que, em regra, lhes pagam a maior parte do preço dos bilhetes, pedindo depois o reembolso dessas mesmas viagens junto dos CTT ao abrigo do regime do subsídio social de mobilidade".

Num requerimento dirigido ao presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Bacelar de Vasconcelos, os deputados da bancada do PSD requerem que "a Subcomissão de Ética seja chamada a pronunciar-se sobre esta situação e com caráter de urgência dado o melindre da questão a apreciar".

SMA // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.