Jornal Diário Jornal das 13

Air France anula 30% dos voos programados para terça-feira devido à greve

| Economia
Porto Canal com Lusa

Paris, 16 abr (Lusa) - A companhia aérea francesa Air France anunciou hoje que vai anular 30% do programa de voos de terça-feira devido à greve tanto de pilotos como de pessoal de cabine e de terra.

A companhia precisou num comunicado que prevê garantir 55% dos voos de longo curso e 65% dos voos europeus com saída ou chegada no aeroporto de Charles de Gaulle em Paris e 80% dos voos domésticos.

Em relação a Portugal, fonte da companhia aérea referiu à Lusa que "até ao momento há um voo cancelado amanhã [terça-feira], 17 de abril, na rota Lisboa-Paris Charles de Gaulle (voo AF1025, 11:05-13:35) e um no dia seguinte [quarta-feira, dia 18, o AF1125, 05:40-09:10], mas estão a ser encontradas e apresentadas a todos os passageiros soluções alternativas".

A companhia não afasta anulamentos pontuais e possíveis atrasos de última hora.

Segundo as estimativas, 29,6% dos pilotos faz greve, juntamente com 20,4% do pessoal de cabine e 12,4% dos trabalhadores de terra.

A mobilização dos sindicatos do pessoal começou em fevereiro impulsionada por um pedido de um aumento salarial de 6% para compensar a perda de poder de compra devido à inflação nos últimos anos.

Numa tentativa para acabar com o conflito laboral - que segundo os cálculos da Air France já custou à empresa cerca de 170 milhões de euros - a companhia anunciou na última terça-feira a abertura de negociações plurianual sobre os salários.

A maioria dos sindicatos aceitou a proposta da direção para se sentarem a negociar, ainda que tenham mantido os previstos para este mês, que inclui além da greve da próxima terça-feira, as convocadas para 23 e 24 de abril.

MC/PL // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

EasyJet vai contestar indemnizações por falta de combustível em Lisboa

A companhia aérea easyJet afirmou hoje que vai contestar as indemnizações que foi obrigada a pagar devido às perturbações pela falha no abastecimento de combustível no aeroporto de Lisboa, tentando "recuperar esses valores" junto das petrolíferas.

IEFP admite erros na contagem das horas de formação, processos estão a ser reanalisados

O presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) admitiu hoje erros na contabilização das horas de formação, afirmando que os resultados da reanálise dos processos dos formadores que trabalham a recibo verde serão transmitidos "oportunamente".

Ryanair prevê cancelar até 300 voos diários devido a greve na próxima semana

A companhia aérea Ryanair indicou hoje que prevê cancelar até 300 voos diários na próxima quarta e quinta-feira (dias 25 e 26) devido a perturbações provocadas pela greve de tripulantes de cabine em Portugal, Espanha e Bélgica.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.