PR/Espanha: Os dois países ganham peso na lusofonia e América Latina, sem ciúmes -- Marcelo

| Política
Porto Canal com Lusa

Madrid, 15 abr (Lusa) - O Presidente da República considerou hoje que as relações entre Portugal e Espanha estão numa nova fase, mais ampla e ambiciosa, com ambos os países a ganharem peso na lusofonia e na América Latina, mas sem ciúmes.

"É uma fase muito mais ampla, é uma fase muito mais ambiciosa, é uma fase muito mais trabalhosa, por isso é que hoje a política conjunta destes dois Estados vizinhos, irmãos, é mais exigente do que era há 30 anos, há 40 anos, há 50 anos", afirmou, defendendo que não há motivos "nem de disputa, nem de inveja, nem de ciúme".

Marcelo Rebelo de Sousa falava no Palácio do Pardo, nos arredores de Madrid, onde chegou hoje à noite para uma visita de Estado de três dias a Espanha, que decorrerá entre segunda e quarta-feira.

Em declarações aos jornalistas, o chefe de Estado sustentou que "todos os dias se vai mais longe" na presença, quer de Portugal, quer de Espanha, no espaço lusófono e na comunidade ibero-americana e que isso é "uma vantagem comparativa dos dois países" face a outros Estados-membros da União Europeia.

Neste contexto, o Presidente da República foi questionado sobre a aproximação de Angola a Espanha.

"Do mesmo modo que eu penso que o Reino de Espanha não sente ciúmes em relação a Portugal porque Portugal está a ter agora relações económicas em países que não apenas o Brasil que integram o universo ibero-americano - e têm-se multiplicado essas relações, e a presença empresarial portuguesa -, assim também Portugal não tem ciúmes e vê com apreço a presença espanhola no universo lusófono", respondeu.

IEL // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".