Mais de 500 milhões de chineses acedem à internet através de dispositivos móveis

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 17 jan (Lusa) - O número de chineses ligados à internet através de smartphones e outros dispositivos móveis aumentou em média 6,5 milhões por mês ao longo de 2013, ultrapassando já os 500 milhões, revelou hoje o organismo regulador do setor.

A população online da China aumentou 9,5% em 2013, para 618 milhões (mais de o dobro de há apenas cinco anos), 80% dos quais são internautas móveis, segundo o China Internet Network Information Center.

No conjunto, o número de internautas móveis cresceu 80 milhões em 2013, para 500,006 milhões, e em 2017, estimam empresas do setor, 95% de todos os telemóveis vendidos na China serão smartphones.

Quanto ao perfil etário da população online, o China Internet Newtwork Information Center concluiu que mais de metade (55,1%) tem entre 20 e 40 anos, e quase um quarto (24,1%) tem entre 10 e 20 anos.

Os internautas com mais de 60 anos (a idade da reforma para os homens) são apenas 1,8%, menos 0,1 pontos percentuais do que as crianças com menos de 10 anos.

O acesso ao Facebook, Youtube, Twiter e outros 'sites' ocidentais está bloqueado na China, mas milhões de chineses conseguem saltar a chamada "Grande Firewall da China" (numa alusão à Grande Muralha da China) através de uma VPN (Virtual Private Network).

Uma VPN, cuja assinatura custa cerca de 60 euros por ano, permite aceder à internet através de um servidor situado fora da China.

AC // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.