Fátima recebe com "grande alegria" decreto que abre caminho à beatificação de cónego

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 abr (Lusa) - O Santuário de Fátima recebeu hoje com "grande alegria e regozijo" o reconhecimento por parte do papa Francisco das "virtudes heroicas" do cónego Formigão, disse em comunicado o reitor, padre Carlos Cabecinhas.

"É com grande alegria e regozijo que vemos este reconhecimento" que, por um lado, "revela que o cónego Formigão foi um grande apóstolo de Fátima", mas, por outro, "também mostra o reconhecimento da igreja pela forma exemplar como viveu e conduziu a sua vida", disse o responsável pelo Santuário de Fátima.

Este reconhecimento "sinaliza, uma vez mais, Fátima como uma escola de santidade", acrescentou.

O reitor do santuário deu ainda os parabéns à congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, fundada pelo sacerdote que foi figura incontornável na investigação às 'aparições' na Cova da Iria.

O papa Francisco aprovou hoje a publicação do decreto que reconhece as "virtudes heroicas" do cónego Formigão, após uma audiência concedida ao prefeito da Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé), cardeal Angelo Amato.

"Este é um passo central no processo que leva à proclamação de um fiel católico como beato, penúltima etapa para a declaração da santidade; para a beatificação, exige-se o reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão do agora venerável Manuel Formigão", lê-se no portal do Santuário de Fátima.

Manuel Nunes Formigão nasceu em 01 de janeiro de 1883 e foi ordenado padre em Roma, em 04 de abril de 1908, após ter estudado Teologia e Direito Canónico na universidade.

Com as 'aparições' de Fátima, em 1917, recebeu o convite do arcebispo de Mitilene para investigar a ocorrência e está presente na 5.ª 'aparição' (setembro) na Cova da Iria; efetua vários interrogatórios aos videntes que são a primeira fonte com que de imediato divulga o acontecimento de Fátima.

Faleceu em 30 de janeiro de 1958 e, devido à fama de santidade, a Conferência Episcopal Portuguesa anuiu em 2000 à introdução da causa de beatificação e canonização deste sacerdote.

DF (GC) // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).