Quase 200 adeptos proibidos de entrar em estádios de futebol entre 2010 e 2018

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 abr (Lusa) -- Um total de 196 adeptos foram proibidos em Portugal de entrar em estádios de futebol entre 2010 e 2018, segundo dados da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Na atual época, 13 adeptos foram já interditos, dez dos quais por decisão judicial, em 2016/2017 foram proibidos de entrar nos espaços desportivos um total de 38 adeptos.

Segundo os dados da PSP a que a Lusa teve acesso, na época passada, dos 958 jogos com incidentes, 96,3% eram de futebol e futsal, a maioria masculinos.

No futebol, 83,8% dos adeptos envolvidos em incidentes desportivos são do Benfica, Sporting e Futebol Clube do Porto.

As restantes modalidades representam menos de 4% do total dos jogos com incidentes, sendo o hóquei em patins a modalidade com mais incidentes, seguido do andebol, do basquetebol e do voleibol.

Na atual época, e tendo como análise todo o futebol (profissional, amador e juvenil), a PSP registou 2.204 incidentes, levantou 248 autos de notícia por contraordenação por ilícitos à lei, identificou 315 adeptos e deteve 73 cidadãos no âmbito do policiamento a espetáculos desportivos.

Embora a maioria dos incidentes continue a ser a posse e uso de objetos pirotécnicos (1.526), aumentou o número de desordens entre adeptos (180 contra 50 na época passada) e o número de invasões de campo (41 contra 21).

Dos 248 autos de notícia, 103 referem-se ao futebol distrital, 51 ao futebol jovem, 10 ao campeonato PRIO e os restantes a competições profissionais (59 na primeira Liga, 9 na segunda Liga, 3 na Taça da Liga, 2 na Taça de Portugal e 11 nas competições europeias).

A maioria dos incidentes (1.402/63,6%) registaram-se nos jogos da primeira Liga, 187 nas competições europeias e 178 nos campeonatos distritais e 128 no futebol jovem.

GC // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Francisco Conceição: "É um regresso definitivo a casa" 

Francisco Conceição será jogador do FC Porto até 2029 depois de o clube acionar a opção de compra prevista no contrato de empréstimo do mais recente internacional português. A viver “mais um momento especial”, garantido o “regresso definitivo” à casa onde se sente realmente “feliz”, o Melhor Jovem da Liga em março fala do concretizar de “um objetivo traçado desde o início da temporada” que só foi possível graças ao “trabalho”, à “confiança” e à “ajuda de toda a equipa e do staff”.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.