Estivadores de Lisboa avançam com nova greve durante um mês

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 jun (Lusa) - Os estivadores do Porto de Lisboa vão entrar novamente em greve a partir de 25 de junho e durante quatro semanas, disse hoje à Lusa o presidente do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul, António Mariano.

O sindicalista afirmou que o pré-aviso de greve, que foi emitido na quinta-feira, determina a interrupção do trabalho entre 25 deste mês e 22 de julho.

Nas duas primeiras semanas, a greve será feita durante uma hora no primeiro turno e, nas duas semanas seguintes, a paralisação será de horas também no primeiro turno.

"Os patrões denunciaram o contrato coletivo de trabalho e uma série de protocolos assinados nas últimas duas décadas, não cumprem regras nenhumas, nomeadamente, no que se refere às regras de prioridade de contratação que não estão a ser respeitadas", explicou António Mariano.

De acordo com o sindicalista, "já houve situações em que houve trabalhadores estranhos à atividade portuária que foram utilizados na atividade portuária, colocando em risco as pessoas que trabalham" no porto, acrescentou o dirigente sindical.

O presidente do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul disse ainda que a greve vai ser executada "essencialmente pelos trabalhadores do Porto de Lisboa, salvaguardando que "se eventualmente houver desvios de carga, os trabalhadores de Setúbal e da Figueira da Foz não vão recolher essa carga".

ND // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".