Acordo internacional prevê redução em 50% das emissões poluentes no transporte marítimo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 13 abr (Lusa) - Um acordo entre vários países foi alcançado para reduzir a emissão de dióxido de carbono no transporte marítimo em pelo menos 50% até 2050, anunciou hoje em Londres a Organização Marítima Internacional (OMI).

É a primeira vez que o setor estabelece metas para o combate às alterações climáticas.

O transporte marítimo não foi abrangido no Acordo de Paris assinado em dezembro de 2015 durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas.

A meta de redução de 50% das emissões foi fixada em relação aos níveis de 2008, segundo um comunicado da OMI, que não mencionou que países-membros rejeitaram o acordo obtido após duas semanas de negociações. A Organização Marítima Internacional tem 173 estados-membros.

Os Estados Unidos e a Arábia Saudita tinham-se oposto às versões anteriores do acordo definitivo e o Japão defendia a diminuição das emissões em 50% apenas a partir de 2060.

A União Europeia e determinados países do Pacífico propunham uma meta mais ambiciosa, a da redução entre 70% e 100% das emissões de gases com efeito de estufa até 2050.

O secretário-geral da OMI, Kitack Lim, considerou que o acordo é a "base para ações futuras" e encorajou os estados-membros a "continuarem os esforços" na luta contra o aquecimento global, enquanto o ministro britânico dos Transportes, Nusrat Ghani, saudou o "momento decisivo", desejando "navios com zero emissões o mais rápido possível".

Qualificando o acordo como "histórico", a Presidente das Ilhas Marshall, Hilda Heine, alertou para a necessidade de o documento ser melhorado para dar ao país, ameaçado pela subida do nível do mar, "um caminho para a sobrevivência".

ER // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.