Mergulhadores da Marinha portuguesa inativam bomba da II Guerra Mundial no norte de França

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 abr (Lusa) -- Uma equipa de mergulhadores da Marinha portuguesa embarcada num navio caça minas ao serviço da NATO destruiu na quinta-feira uma bomba de avião da II Guerra Mundial, no norte de França, anunciou hoje o Estado-Maior das Forças Armadas.

A bomba foi detetada e destruída pela equipa de quatro mergulhadores portugueses integrados na força da NATO para a inativação de engenhos explosivos, embarcada no navio caça-minas alemão "FGS BAD BEVENSEN", indica o comunicado do EMGFA.

Segundo o porta-voz do EMGFA, comandante Coelho Dias, na operação de inativação os militares fizeram um resguardo de segurança para não deixar passar navios num raio de 2 quilómetros, realizaram um primeiro mergulho de reconhecimento e um segundo para colocação de explosivos e a detonação foi feita a 36 metros de profundidade.

O Destacamento de Mergulhadores Sapadores n.º 1 da Marinha integra pela primeira vez aquela missão da NATO, desde 20 de fevereiro e até 20 de junho. Até à data fizeram 26 mergulhos de localização e identificação de engenhos explosivos no mar do Norte, adiantou o EMGFA.

Aquela missão da NATO visa "manter de forma permanente a capacidade de Guerra de Minas da NATO a operar no norte da Europa, em tempo de paz e períodos de conflito e crise". Até ao momento foram identificadas e neutralizadas pela força três bombas de avião da II Guerra Mundial "contribuindo para a segurança da navegação e da vida humana daqueles que diariamente navegam" naquela localização, refere o EMGFA.

SF // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial