Autorizado segundo contrato de gestação de substituição em Portugal

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 abr (Lusa) -- A celebração do segundo contrato de gestação de substituição em Portugal foi hoje autorizada pelo Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA), encontrando-se pendentes sete processos.

Em comunicado, o CNPMA anunciou que na reunião plenária realizada hoje foi admitido liminarmente um pedido de autorização prévia de celebração do contrato de gestação de substituição.

"A decisão de admissão liminar do pedido é uma decisão interlocutória, não configurando qualquer autorização de celebração do contrato de gestação de substituição", explica o regulador desta área.

De acordo com o CNPMA, até ao momento "foi autorizada a celebração de dois contratos de gestação de substituição e encontram-se pendentes sete processos de autorização".

Destes sete processos, foi solicitada documentação adicional para quatro, para um "será solicitado o respetivo parecer à Ordem dos Médicos" e outros dois "aguardam a comunicação do parecer da Ordem dos Médicos".

SMM // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Saiba a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta terça-feira.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.