Autoridades filipinas elevam para 34 o número de mortos em consequência das fortes chuvas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Manila, 17 jan (Lusa) -- As autoridades filipinas elevaram hoje para 34 o número de mortos na última semana devido a inundações e deslizamentos de terras provocados pelas fortes chuvas que atingem o sul do arquipélago.

Os dados do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres referem ainda 65 feridos e outras sete pessoas desaparecidas em consequência de 13 deslizamentos de terras e seis inundações registadas na região de Mindanao desde sábado devido às fortes chuvas.

No total 460.000 pessoas em 14 províncias das Filipinas foram afetadas por fortes chuvas e mais de 212.000 foram forçadas a abandonar as suas casas e estão alojadas em centros de acolhimento.

Os números do mau tempo apontam ainda para 57 estradas e 21 pontes cortadas ao trânsito e 1.300 casas total ou parcialmente danificadas.

As chuvas obrigaram ao cancelamento de dezenas de voos domésticos na última semana e mais de 7.000 passageiros de navios viram as suas viagens canceladas devido ao estado do mar.

A desflorestação, as minas ilegais, a escassez de infraestruturas e a existência de bairros de construção precária aumentam os efeitos devastadores das fortes chuvas e das frequentes tempestades que atingem o arquipélago.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.