NAV acusa TAP de desconhecimento e garante que existe capacidade de resposta

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 abr (Lusa) - A Navegação Aérea de Portugal (NAV) garantiu hoje que "existe capacidade instalada suficiente" para responder à procura de tráfego aéreo em qualquer um dos aeroportos nacionais, acusando o presidente executivo da TAP de "desconhecimento da matéria".

Num vídeo publicado na quinta-feira pelo Correio da Manhã, o presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, afirmou que "sem investimento no aeroporto de Lisboa e no controlo de tráfego aéreo, a operação em Lisboa não vai melhorar".

Antonoaldo Neves falava a bordo de um voo da TAP que partiu do Porto com destino a Lisboa com uma hora de atraso, justificando a demora aos passageiros com "uma restrição enorme no tráfego aéreo no aeroporto de Lisboa".

Hoje, e perante estas declarações a NAV, empresa responsável pelo controlo do tráfego aéreo em Portugal, considera que existe um "desconhecimento da matéria em apreço".

"Os investimentos tecnológicos e os reforços de recursos humanos efetuados pela NAV Portugal permitem a esta empresa afirmar com segurança e seriedade que, no que respeita aos serviços de controlo de tráfego aéreo, existe capacidade instalada suficiente para responder à atual demanda de tráfego em qualquer dos aeroportos nacionais e em sobrevoo em ambas as RIV [Regiões de Informação de Voo] sob responsabilidade nacional", afirma a empresa em comunicado.

A transportadora aérea nacional TAP cancelou 557 voos durante o primeiro trimestre, segundo dados fornecidos pela empresa britânica de estatísticas OAG, que mensalmente divulga relatórios de pontualidade de companhias e aeroportos.

Em resposta a questões da agência Lusa, a empresa revelou o cancelamento de 75 voos da TAP em janeiro, enquanto em fevereiro verificaram-se 117 cancelamentos.

Em março, a transportadora registou 365 cancelamentos, segundo fonte da OAG, que agrega dados enviados por companhias aéreas e autoridades, tendo "apenas começado a receber [informações] da TAP nos últimos meses".

Hoje, o ministro das Infraestruturas e do Planeamento, Pedro Marques, antecipou a normalização do transporte aéreo, incluindo na TAP, face à melhoria do estado do tempo e à "estabilização laboral" na Europa.

Questionado sobre atrasos e cancelamentos na transportadora aérea detida em 50% pelo Estado, Pedro Marques enumerou a "situação relativa aos próprios aeroportos, as condições climatéricas", afirmando que "tudo isso há de ajudar a estabilizar esta situação".

"É a expectativa que todos temos de ter, mas não é uma realidade que seja apenas da TAP, foi uma realidade que afetou muitas empresas e o transporte aéreo nas últimas semanas, de forma abundante. Esperamos que rapidamente fique concluído", acrescentou.

SP (PL) // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).