Fluxo migratório para a UE cai em março e no primeiro trimestre - Frontex

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 13 abr (Lusa) -- O fluxo migratório para a União Europeia (UE) reduziu-se em 63% em março e para metade no primeiro trimestre do ano, em termos homólogos, nas quatro principais rotas, divulgou hoje a agência europeia de gestão de fronteiras (Frontex).

A Frontex detetou 6.200 pessoas em março e 18.800 no primeiro trimestre nas quatro principais rotas de migração irregular e salientou que a maior quebra no fluxo migratório se registou na do Mediterrâneo Central.

Nesta rota, o número de migrantes que chegou em março a Itália recuou 88% para 1.400 pessoas e 75% para as 6.600 nos primeiros três meses do ano, em termos homólogos.

Na rota do Mediterrâneo Central, um em cada quatro migrantes detetados era eritreu, seguindo-se os tunisinos.

Na rota do Mediterrâneo Oriental, o número de migrantes que chegaram às ilhas gregas fixou-se nos 3.700, em março, um recuo mensal de 13%, e nos 7.900 no trimestre, neste caso uma subida homóloga de 30%, explicada por uma subida de chegadas nas fronteiras terrestres com a Turquia.

Neste caso, o maior número de migrantes vieram da Síria e do Iraque.

No Mediterrâneo Ocidental, o número de pessoas que tentavam chegar a Espanha manteve-se estável nas 900, em março, e nas 3.400, no primeiro trimestre do ano, em termos homólogos.

Nesta rota -- para chegar a Espanha - Marrocos foi o principal país de origem, seguindo-se a República da Guiné e o Mali.

Nos Balcãs Ocidentais, foram detetados cerca de 100 migrantes em março, não havendo números da Frontex para o trimestre nem comparação homóloga.

IG // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.