Coreia do Sul extermina 20.000 patos após identificar H5N1 em quinta

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 17 jan (Lusa) - A Coreia do Sul iniciou hoje o extermínio de mais de 20.000 patos após ter sido detetado de forma preliminar um foco de gripe das aves que poderia ser de uma estirpe altamente patogénica numa quinta do país, revelou o Ministério da Agricultura do país.

"Os testes iniciais confirmaram que se trata de um foco de H5N1, e mais tarde iremos determinar se é altamente patogénica", indicou um alto funcionário do Ministério à agência Yonhap.

A fonte assegurou que existem probabilidades muito altas de os novos testes confirmarem que se trata de um foco altamente patogénico do vírus.

Caso se confirmem os receios dos técnicos será colocado em marcha um plano de medidas exaustivas de quarentena com a retenção das aves e do pessoal da zona afetada.

O caso agora revelado foi detetado numa quinta de patos em Gochang, a cerca de 300 quilómetros a sudoeste de Seul, na província de Jeolla do Norte.

Apesar de decorrerem ainda testes, as autoridades decidiram, preventivamente e na presença do vírus, sacrificar mais de 20.000 aves que estavam na quinta onde foi detetado o vírus.

Por outro lado, foram iniciados os trabalhos de medidas de quarentena em 24 quintas de criação de aves em quatro províncias que compraram patos do complexo afetado.

No último surto de gripe aviária em 2011, a Coreia do Sul exterminou mais de três milhões de aves de capoeira.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.