Congresso dificulta transferência de 'drones' para Departamento de Defesa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 17 jan (Lusa) - O Congresso dos Estados Unidos, com um anexo ao orçamento hoje aprovado, dificultou o plano do Governo de Barack Obama para transferir os aviões militares não tripulados da CIA para o Departamento de defesa.

O documento anexo está classificado e, por isso, não é ainda claro, revelaram os diários The New York Times e The Washington Post.

No entanto, o que se sabe é que a medida introduzida pelos legisladores não impede completamente o plano do Governo apresentado em março do ano passado.

Na ocasião, fontes oficiais explicaram que o objetivo de Barack Obama era colocar o programa de 'drones', atualmente secreto, num quadro de maior transparência "sujeito às leis internacionais de guerra".

A utilização deste género de aviões em ações de observação, perseguição e ataque suscitou controvérsia tanto nos Estados Unidos como no resto do mundo.

O anexo classificado, de que não existe informação detalhada, poderia deixar a porta aberta à transferência do controlo dos 'drones' sob "determinadas circunstâncias" ou no caso das Forças Armadas "atingirem determinados padrões em operações do género", garantiram as fontes do The New York Times.

Nem a Casa Branca, nem a CIA nem a comissão do Senado responsável pela matéria fizeram qualquer comentário ao tema.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.